Semace realiza curso sobre combate a poluição sonora em Quixadá

16 de setembro de 2009 - 14:48

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realizou, na última segunda-feira (14), o curso de combate à Poluição Sonora no auditório do Hotel Belas Artes, no município de Quixadá. A abertura do evento contou com a palavra do Gerente da Unidade de Conservação (UC) Monumento Natural dos Monólitos de Quixadá, Ivan Botão de Aquino. Na ocasião, foi ressaltada a necessidade da conscientização dos problemas socioambientais causados pela poluição sonora na cidade que, de acordo com Aquino, atinge todas as camadas sociais.

O curso, com carga horária de 8h/aula, foi ministrado por técnico do Núcleo de Controle Ambiental (Nucam-Copam) e dividido em dois momentos: uma exposição teórica e uma aula prática com os 20 participantes do curso. Foi realizada uma simulação de poluição sonora com a presença de um carro de som, na qual os participantes aprenderam a manusear o decibelímetro, aparelho usado para medição de som. Participaram do momento representantes da Polícia Militar, do órgão Municipal de Trânsito, Secretarias de Saúde e Educação do Estado, Secretarias Municipais de Comunicação e de Meio Ambiente, proprietários de clube sociais e responsáveis por propaganda em carros de som, além da presidente da Câmara Municipal de Quixadá, a vereadora Edi Leal da Cruz Macedo.

No encontro foi acordada a realização de uma audiência pública no auditório do Legislativo Municipal no dia 21 de outubro de 2009, a qual discutirá com a população e os demais órgãos atuantes no município uma nova exposição sobre o tema abordado no curso.

Luanna Patrícia
Assessoria de Comunicação – Semace