Jericoacoara é tema de reunião na Semace

9 de setembro de 2009 - 14:58

Dando encaminhamento às discussões sobre as questões ambientais e estruturais da Vila de Jericoacoara, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realizou hoje (9), pela manhã, uma reunião com representantes da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), Companhia de Polícia Militar Ambiental (CPMA), Prefeitura Municipal de Jijoca, Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade (ICMBio) – responsável pelo Parque Nacional de Jericoacoara – e Conselho Comunitário de Jericoacoara. O encontro dos órgãos é fruto da roda de conversa, promovida por esta superintendência, que aconteceu no Barracão dos Pescadores na vila em 29 de agosto, durante o 1º Movimento Praia Limpa.

A reunião foi gerenciada pela chefe da Coordenadoria Florestal da Semace, Rosemeire Felício, e pela gerente da APA de Jijoca, Karina Sales. Os temas principais abordados foram a definição da Gestão Ambiental; o Sistema de Tratamento de Esgoto, que será concluído até o final de outubro pela Cagece; a destinação dos resíduos sólidos produzidos localmente; as ocupações irregulares na vila; o alinhamento das ruas; além do trânsito de veículos e animais.

O primeiro assunto discutido foi sobre a problemática das águas residuais que tem gerado grande expectativa de solucionamento na população. Segundo Maria Amélia, gerente de meio ambiente da Cagece, a rede de esgotamento sanitário que está sendo concluída resolverá efetivamente o problema do esgoto se houver a colaboração dos moradores. “Se todos se interligarem à rede, o problema será sanado”, afirmou. Porém, de acordo com Socorro Sousa, também da Cagece, o trabalho passa por contratempos, como o depósito de dejetos das fossas no PV (poço de visita). “Já fizemos o serviço de esgotar os PV’s por diversas vezes”, lamentou.

Uma nova reunião para tratar das ocupações irregulares foi marcada entre Semace e Idace para, a partir da segunda quizena de outubro, ser verificado a complementariedade das demolições de construções não autorizadas em Jericoacoara. Entre elas está o prédio conhecido como Redondo, localizado na Rua Principal. Para Wagner Cardoso, representante do Parque Nacional, “não existe resistência do Instituto (ICMBio) à demolição”. Na reunião ficou acertado que Semace e Idace, juntamente com a prefeitura municipal, formatarão documentos atestando a demolição do Redondo, que será realizada pelo ICMBio, visto que a construção é do âmbito federal e não pode ser destruída pela esfera estadual, nem tão pouco municipal.

Para auxiliar no processo de fiscalização das ações que estão sendo monitoradas pela Semace, o Major Fernando Albano, da CPMA, se comprometeu a gerir a Operação Viva Jeri, que visa dar apoio à Semace, prefeitura, Cagece e Parque Nacional na otimização dos trabalhos no sistema de esgoto, no controle da poluição sonora, além da vigilância do trânsito de veículos e animais. De acordo com o major, serão disponibilizados seis homens para a operação para cobrir as ações 24h. O apoio da comunidade foi sinalizado pela representante comunitária Eliane Fonseca, presente no encontro de hoje. Segundo ela, a comunidade poderá providenciar alimentação, hospedagem, além de uniformes para os representantes da CPMA.

Luanna Patrícia
Assessoria de Comunicação – Semace