Semace participa do II Fórum Ambientes 100% Livres de Fumo

27 de agosto de 2009 - 15:02

Atendendo ao convite da Secretária de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), participou, ontem (26), do “II Fórum Ambientes 100% Livres de Fumo: Quem Não Fuma Não é Obrigado a Fumar” realizado no Hotel Mareiro, na Beira Mar. Na ocasião, estiveram presentes representantes de vários órgãos do Estado, das Coordenadorias Regionais de Saúde (Cres), das regionais do município de Fortaleza, além de hospitais, indústrias, comércio, e demais interessados no assunto.

De acordo com Glória Alves, química industrial do Laboratório de Análise e Monitoramento do Ar da Semace, o Fórum foi muito produtivo e trouxe uma programação bastante rica sobre o assunto proposto. Para ela, a participação da Semace no evento visa a multiplicação da idéia antitabagista na Casa, além da discussão sobre o fumante também como um foco de poluição. “Em relação a parte ambiental, é interessante também ver o fumante como um poluidor do ar”, justificou.

Na abertura do evento houve pronunciamento do Secretário Adjunto de Saúde do Estado, Dr. Marcelo Sobreira, e do Dr. Gabriel Seffair, vice-presidente do Comitê Coordenador do Controle do Tabagismo no Brasil – Capítulo Ceará. Segundo Seffair, o comitê existe desde 1994 e sempre contou com o apoio efetivo da Sesa em campanhas e treinamentos antitabagistas. “O único Capítulo (do comitê) que funciona de verdade, no Brasil, é o do Ceará”, ressaltou.

A programação do Fórum contou também com discussões sobre a Lei 9294/96, que proíbe o fumo em ambientes coletivos fechados, e o Decreto 2018/96 que a regulamenta. Ainda para agosto estão previstas novas ações de conscientização contra o tabagismo como a I Corrida Cearense contra o Fumo que será realizada no próximo dia 29, na Beira Mar.

Luanna Patrícia
Assessoria de Comunicação – Semace