Semace aplica coleta seletiva durante JUBS 2009

24 de agosto de 2009 - 14:59

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), através da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam), aplicou atividades de responsabilidade ambiental e conscientização sobre a coleta seletiva de lixo nos dias 14, 17 e 19 de agosto, dentro da programação das Olimpíadas Universitárias Brasileira JUBS 2009, que Fortaleza sediou entre os dias 14 e 23 de agosto.

Dentro da área de convivẽncia do JUBS a Semace realizou, em seu stand institucional, a troca de resíduos sólidos, coletados pelos participantes no evento, por brindes institucionais, como ecobag, mouse pad, chaveiro, caneta e sacolas veiculares, além de vassouras confeccionadas pela Associação Pequeno Mundo com cerdas feitas de garrafa pet.

A ação contou com a participação da fundação independente Fortaleza Convention e Visitors Bureau que disponibilizou estagiários de turismo da Unifor, assim como material de divulgação sobre o Ceará, lembranças regionais, como chapéus de palha, imãs de geladeira e cds de bandas cearenses. De acordo com Juliano Pessoa, da coordenação de projeto do Fortaleza Convention, o trabalho realizado em conjunto com a Semace casa com a mentalidade desenvolvida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). “A COB exigiu uma ação ambiental porque a maior preocupação deles é com o lixo produzido durante os eventos”, informou.

A iniciativa foi muito bem recebida pela público dos diversos estados brasileiros. Para Carlos Selva, atleta da seleção de handball de Roraima, a ação pode ser tomada como exemplo para todo o país. “Acho que é um incentivo a todo o país para cuidar da biodiversidade. É muito importante num evento como este, onde existem várias universidades presentes, para que todos tenham a consciência de cuidar do meio ambiente”, disse. Segundo Selva, mais importante do que a distribuição dos brindes é a ideia. “Lá no nosso estado, temos a preocupação com a floresta amazônica e com certeza nós vamos levar essa ideia para lá”, comentou.

Além da distribuição de materiais de educação ambiental e da coleta seletiva na área de convivência, o Fortaleza Convention e Visitors Bureau em parceria com a Semace e a ONG Emaús recolheu o material reciclado dos hotéis que hospedaram os atletas, onde todo o material coletado foi doado à Comunidade Emaús, que se encarregará da venda do material reciclado para ajudar nos custos de suas ações e projetos sociais.

A Semace também promoveu atividades culturais apresentando a Escola de Artes e Ofícios Vidança, que levou o som da sua percussão e sua dança para o evento. O grupo contou com 29 participantes tocando instrumentos reciclados e vestindo roupas customizadas por fuxicos. A proposta foi interagir com o público presente no evento, levando a mensagem de responsabilidade ambiental incutida no momento artístico.

De acordo com a gerente administrativa do Vidança, Leandra Guiomar, a parceria iniciada este ano entre Escola e a Semace tem gerados resultados bastante animadores para a educação ambiental das crianças que fazem parte da companhia. “As crianças estão bastante conscientes. Antes elas jogavam lixo no chão na hora do lanche, mas agora elas sempre procuram um cesto”, comemora. Outro aspecto ressaltado pela gerente para conscientização das crianças é que cada uma delas cuida de uma muda doada pela Semace e plantada em frente à escola, no canal do Vila Velha. Segundo Guiomar, os alunos até mesmo cobram das professoras o cuidado com o meio ambiente. “Quando a gente não pode ir com eles para regar as mudas, eles dizem ‘Nossos filhos e nossos netos agradecem se a senhora for cuidar da sua plantinha’”, relembra orgulhosa a gerente.

A Olimpíada Universitária é um evento organizado pela Confederação Brasileira Universitária de Esportes (CBDU), pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pelo Ministério do Esporte, em parceria com as Organizações Globo e com a participação de mais de 400 Instituições de Ensino Superior de todo o Brasil. Durante a sua participação dentro da área de convivência, a Semace distribuiu no total mais de 3.000 sacolas veiculares para o correto acondicionamento do lixo, e dentro delas material educativo e sacos plásticos para o recolhimento do resíduo sólido reciclável.

Daniel Herculano e Luanna Patrícia
Assessoria de Comunicação – Semace