Semace participa da Feira da Música 2009

19 de agosto de 2009 - 14:41

Será realizada em Fortaleza, no período de 19 a 22 de agosto, a Feira da Música 2009, que terá como tema “Tecnologia e suas relações com o universo musical”. Na oportunidade, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) estará presente com um stand institucional, promovendo um trabalho de educação ambiental com o público presente ao evento. Serão feitas rodas de conversas com a distribuição de materiais educativos, focando na coleta seletiva de resíduos sólidos (papel, plástico, vidro e alumínio). Os visitantes do stand da Semace também estarão concorrendo a brindes institucionais, como boné, ecobag, mousepad e quebra sol para o carro.

De quinta à sábado uma banda por dia marcará presença no stand da Semace (no Centro de Negócios do Sebrae) durante a oitava edição da Feira, apoiando a iniciativa da coletiva seletiva. Do Piauí vêm as duas primeiras, a Validuaté, na próxima quinta-feira, 20, e o Conjunto Roque Moreira, na sexta-feira, 21. A última, desenvolve um trabalho interessante e de grande importância para o meio ambiente, pois faz música pensando na preservação da natureza, já que utiliza alguns instrumentos de percussão feitos através de materiais recicláveis. E para fechar a festa no sábado, a cearense Ska Brothers, a primeira banda no estilo do Estado, trará seus metais cheios de suingue numa participação especial, alertando para a importância da consciência social de cada indivíduo.

Capacitação: parceria Semace e Gere

Com toda sua programação gratuita, a Feira da Música é um grande espaço do mercado musical representando um importante pólo de discussão, divulgação e intercâmbio da produção musical, da indústria fonográfica e das mais diversas áreas que compõem o mercado musical. E como toda grande aglomeração gera também muito lixo, a Semace, por meio da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam), visando trabalhar a conscientização ambiental junto à equipe de produção da Feira, fornecedores, expositores, equipe de limpeza do Sebrae e demais interessados, ministrou, nos dias 7 (Shopping Solidário Bom Mix), 8 (Associação dos Moradores do Poço da Draga) e 14 (Sebrae) de agosto, aulas de treinamento sobre reciclagem e coleta seletiva do lixo.

Para Geórgia Pitombeira, integrante do Gere, essa capacitação serviu para auxiliar a todos que trabalharão na Feira com relação a destinação correta do lixo produzido nela e como ele pode ser reciclado. “Sempre ouvimos falar muito de coleta seletiva e reciclagem, mas nada aprofundado. Queríamos fazer algo mais específico, mostrando a importância dessas ações e quem seria beneficiado com esse trabalho, no caso, os catadores que receberão todo o material coletado”, disse.

A feira e os shows

Durante todo o evento, serão promovidos workshops, oficinas, rodadas de negócios e painéis. Concomitantemente estará acontecendo o VIII Encontro Internacional da Música, que contará com produtos da indústria de equipamentos, instrumentos, acessórios e serviços do mercado musical. A Feira da Música 2009 é uma realização da Associação dos Produtores de Discos do Estado do Ceará (Prodisc) e tem o apoio do Governo do Estado através da Secretaria de Cultura.

Ao todo, 60 bandas de todo o Brasil e uma da Argentina farão suas apresentações, com os shows tendo a duração de 40min. A mostra é uma oportunidade dos músicos mostrarem seus trabalhos ao vivo e trocarem experiências com os outros participantes. As bandas serão divididas em cinco palcos, sendo eles o Palco Brasil Independente, Palco Instrumental, Palco SESC Iracema, Palco BNB e Palco Bom Mix (Bom Jardim).

Daniel Herculano
Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação – Semace