Operação Itaiçaba

14 de agosto de 2009 - 14:38

Atendendo a solicitação da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), através da Coordenadoria Florestal (Coflo-Nucef), participou, na última quarta-feira (12), de uma operação no município de Itaiçaba. Na ocasião foram recolhidos oito cilindros de brometo de metila, gás altamente tóxico e utilizado no extermínio de formigas, que tinha sido abandonado numa antiga fazenda de melão na localidade de Logradouro.

A ação foi desencadeada em virtude da expedição de Mandado de Busca e Apreensão emitido pela Dra. Maria do Socorro Montezuma Bulcão, juíza titular da Comarca de Itaiçaba. Além da Semace e da SSPDS, a remoção dos cilindros também contou com a participação do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Delegacia Regional de Russas, 1º Batalhão da Polícia Militar – Russas e da empresa paulista Chemtra Importação e Exportação LTDA, responsável pela coleta, transporte e destinação final do material.

Durante os trabalhos foram tomadas todas as devidas medidas de segurança como a retirada da população de seus imóveis num raio de 500m, isolamento do local através de fitas zebradas e cones, além do providenciamento de ambulância de primeiros socorros. Vale salientar que toda a ação foi realizada dentro dos padrões de conformidades exigidas pelas legislações ambiental, de segurança e de saúde pública.

Luanna Patrícia
Asssessoria de Comunicação – Semace