Semace promeveu Programa Praia Limpa em Flecheiras

10 de agosto de 2009 - 14:29

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam), promoveu no último domingo mais uma edição do Programa Praia Limpa, desta feita na praia de Flecheiras, no município de Trairí, tendo a barraca Marítima como ponto de apoio.

Antes realizado apenas durante período de alta estação turística, o Programa Praia Limpa é realizado agora de forma permanente, onde a cada final de semana uma praia do litoral cearense recebe a ação. Sempre com o objetivo de conscientizar a população em como podemos melhorar nosso meio ambiente, e mais especificamente nossas praias, é disseminado conceitos de educação ambiental e a necessidade de preservação de nossa zona costeira.

Na ocasião, os técnicos da Semace contaram com a participação do 11º Grupo de Escoteiros do Trairí (Getra), representantes da Associação Desportiva e Cultural das Flecheiras e de alunos das escolas Municipal Mestre Sabino e Estadual Fortunato Severiano. Juntos distribuiram, nas vias de acesso e na praia, materiais educativos, mais de 500 sacolas veiculares para o acondicionamento correto do lixo e outros mil sacos plásticos para o recolhimento do resíduo sólido reciclável produzido no local (plástico, vidro, alumínio e papel).

Como incentivo, a Semace promoveu a troca do lixo reciclável recolhido pelos transeuntes da praia por brindes institucionais, como boné, blusa, mousepad, ecobag e protetor solar para carro. Todo o material recolhido foi repassado para um centro de reciclagem local, que doou o valor em dinheiro para às escolas Municipal Mestre Sabino e Estadual Fortunato Severiano.

Participando pela primeira vez do Programa Praia Limpa, o 11º Getra foi representado por escoteiros e escoteiras sob o comando do Chefe Stephamie “Chocolate” que ressaltou que participar dessa ação “é uma experiência e um aprendizado que incorpora o companherismo e o compromisso que não ficará apenas aqui na praia, mas para o resto de suas vidas, criando novas oportunidades e plantando os ideais de preservação do meio ambiente também para outros jovens”.

Daniel Herculano
Assessoria de Comunicação – Semace