Semace promove ações em Juazeiro do Norte durante o Governo Itinerante

6 de agosto de 2009 - 14:20

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) esteve na última terça-feira, 04, no município de Juazeiro do Norte, região do Cariri, no sul do Estado, participando do Governo do Ceará na Minha Cidade – Governo Itinerante, que desloca a sede do Estado da Capital para o Interior.

Sede do Governo Itinerante em Juazeiro do Norte, o Ginásio Poliesportivo recebeu uma sede móvel da Semace, recebendo denúncias de possíveis crimes ambientais. Na oportunidade, o governador Cid Gomes, a superintendente da Semace, Lúcia Teixeira, e o prefeito de Juazeiro do Norte, Dr. Santana, entregaram as três primeiras mudas e um kit da Semace, contendo bolsa ecológica, boné, camisa e material educativo, a alunos da rede do ensino municipal, abrindo o programa “Adote uma Árvore”.

Desenvolvido pela Semace, o programa visa incentivar o cultivo e a preservação permanente de nossas árvores, distribuindo cerca de 260 mudas frutíferas (limão, cajueiro, azeitona preta, pitomba, tamarindo, graviola, cajá, jaca e jambo) para a população presente ao evento, que contou, ainda, com a presença do vice-governador Francisco Pinheiro, secretários de Estado, prefeitos das região e lideranças políticas.

Mais cedo, equipes da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam) da Semace, em parceria com técnicos do escritório regional do órgão, promoveram uma Blitz Ambiental em frente o ginásio poliesportivo, onde técnicos e colaboradores da Semace distribuiram mais de mil sacolares veiculares e material educativo, com o intuito de conscientizar os motoristas a não jogar lixo nas estradas nem tampouco nas ruas e vias do município.

Na parte da tarde, dando prosseguimento ao cronograma do Governo Itinerante, onde cada órgão fazia uma ação de acordo com sua competência, a Semace promoveu uma oficina de reciclagem de papel. Técnicas da Codam foram à Escola de Ensino Fundamental Lili Nery, em Juazeiro do Norte, onde tiveram a oportunidade de ministrar a oficina, onde cerca de 20 alunos, na faixa etária de 12 a 14 anos, aprenderam passo-a-passo como podemos transformar o papel dito lixo em novas folhas, pastas, blocos, cartões, cartolinas num processo contínuo de reaproveitamento transformando o papel descartado em papel reciclado.

Daniel Herculano
e Fhilipe Augusto