Semace inicia o Programa de Monitoramento Ambiental das Águas Superficiais dos Principais Rios do Estado do Ceará e Seus Afluentes

28 de julho de 2009 - 09:16

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), através do Núcleo de Análise e Monitoramento – NUAM, iniciou em maio de 2009 o “Programa de Monitoramento Ambiental das Águas Superficiais dos Principais Rios do Estado do Ceará e Seus Afluentes” com a identificação dos pontos de coleta e fontes poluidoras. O Programa é um dos indicadores da Gestão por Resultados desta Superintendência e contemplará todas as 11 (onze) bacias hidrográficas do Estado.

A 1ª etapa abrangerá as bacias Metropolitana, Salgado, Alto, Médio e Baixo Jaguaribe e as coletas de amostras de água terão início no mês de agosto/2009. Em setembro deste ano serão inspecionadas as bacias do Curu, Acaraú, Banabuiú, Litoral, Poti e Coreaú, sendo que a coleta de amostras nestas bacias terá inicio em novembro/2009.

Neste contexto, o controle da poluição das águas reveste-se de grande significado e sua estruturação deve incluir um programa de monitoramento ambiental das águas superficiais, bem como a fixação dos objetivos de qualidade através da classificação desses corpos hídricos. O sistema de classificação faz parte de norma nacional constante da Resolução N.º 357/2005, do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA, a qual, embora defina Classe 2, de partida para águas doces não especificamente enquadradas, cabe aos Estados estabelecer tal enquadramento de acordo com as características de uso de seus rios e reservatórios.

O Programa de Monitoramento Ambiental, além de fornecer subsídios para a classificação dos corpos hídricos, fará o acompanhamento do alcance dos objetivos de qualidade ao longo do tempo. Poderá sugerir, ainda, eventuais ajustes no enquadramento fixado. O controle da poluição das águas não pode prescindir desses instrumentos que deve contar com dados de análises de água realizadas em laboratórios capacitados para este fim, como os existentes no Núcleo de Análise e Monitoramento – NUAM, da Semace.

Os objetivos específicos do Programa são:

Implementar rede de monitoramento sistemático com as atividades de coleta e análise dos dados, considerando a distribuição temporal e espacial dos pontos de coleta, para análise dos dados mais representativa;

Caracterizar a água dos principais rios e afluentes em um enfoque físico-químico e biológico, avaliando também as concentrações de metais pesados na água dos mesmos;

Estabelecer as relações entre o processo de degradação dos rios e suas influências sobre as características limnológicas da água;

Identificar as principais fontes poluidoras, sua localização aproximada e cargas potenciais com base em indicadores de literatura (coeficientes de carga);

Autuar os agentes responsáveis pela degradação ambiental dos corpos d’água monitorados, visando minimizar os impactos negativos sobre os mesmos;

Propor medidas de controle, visando à recuperação dos recursos hídricos com problemas de poluição e eutrofização;

Identificar planos, projetos e ações em curso que possam interferir no desenvolvimento do programa;

Daniel Herculano
Assessoria de Comunicação – Semace