Operação Fumaça Negra realiza blitze na região do Cariri

20 de julho de 2009 - 09:07

Durante o período de 14 a 16 de julho, em meio a programação desenvolvida pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) durante a 58ª Expocrato, equipes do Núcleo de Análise e Monitoramento deste órgão promoveram blitze da Operação Fumaça Negra nos municípios de Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte. O objetivo é fiscalizar e combater a emissão de gases poluente provenientes dos escapamentos dos veículos movidos a diesel.

Na oportunidade, 109 carros foram vistoriados. Desse total, apenas sete se encontravam fora dos padrões estabelecidos pela legislação ambiental, que é de 60% ou mais da escala Ringelmann. De acordo com a Portaria Nº 136, de 23 de julho de 2007 da Semace, os veículos irregulares têm 15 dias, a partir da autuação, para comparecerem à sede do órgão para passar por uma nova vistoria. Caso seja constatada a sua adequação aos padrões, o proprietário do carro será beneficiado com a redução de 50% do valor da multa, que pode variar de R$ 1.078,95 a R$ 4.315,81.

A emissão de fumaça negra proveniente dos veículos automotores do ciclo diesel é o resultado de uma combustão incompleta e está associada a problemas operacionais e de manutenção, podendo acarretar doenças relacionadas ao aparelho respiratório e cardiovascular, bem como alterações no clima terrestre.

Fhilipe Augusto Bezerra
Assessoria de Comunicação – Semace