Seminários do Previna contam com a participação da Semace

1 de julho de 2009 - 15:22

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) participou de três Seminários do Programa Estadual de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais (Previna) nos municípios de Novo Oriente, Piquet Carneiro e Quiterianópolis, respectivamente nos dias 24, 25 e 26 de junho.

Na oportunidade, o técnico da Coordenadoria Florestal (Coflo) do órgão, Leonardo Ferreira, ministrou palestras sobre o seguinte tema: Legislação dirigida à solicitação de autorização para Uso Alternativo do Solo (desmatamento) e Uso do Fogo Controlado. Ferreira falou sobre os prazos e documentação necessários para as solicitações de autorização para desmatamento e “queima controlada”, bem como os casos relacionados à dispensa da taxa de vistoria para os agricultores que operarem em áreas de até três hectares.

Além da Semace e do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), apoiaram a realização do evento o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Renováveis (Ibama) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce). Tanto Ibama e Ematerce abordaram temas relacionados ao Diagnóstico das Queimadas e Práticas Conservacionistas para o Semi-árido, respectivamente.

Os eventos contaram com a participação de representantes do poder público Municipal, membros dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente, professores municipais, funcionário do Banco do Brasil, agentes rurais, lideranças sindicais e agricultores locais.