Programa Fumaça Negra já autuou 114 veículos de janeiro a maio

1 de julho de 2009 - 15:08

Em cumprimento ao Decreto Estadual Nº 20.764/90, que dispões sobre os padrões de qualidade do ar no Ceará, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio do Núcleo de Análise e Monitoramento (Nuam), vem realizando semanalmente blitze do programa Fumaça Negra. O objetivo é minimizar a poluição atmosférica causada pela emissão de material particulado, dentre outros, proveniente das descargas dos veículos movidos a diesel que circulam com os motores desregulados.

Entre os meses de janeiro a maio de 2009, 40 blitze foram realizadas em Fortaleza e municípios do interior do Estado. Ao todo, 1.871 carros sofreram inspeções, sendo 114 autuados por se encontrarem fora dos padrões estabelecidos, que é de 60% ou mais da escala Ringelmann.

De acordo com a Portaria Nº 136, de 23 de julho de 2007 da Semace, os veículos irregulares têm 15 dias, a partir da autuação, para comparecerem à sede do órgão para passar por uma nova vistoria. Caso seja constatada a sua adequação aos padrões, o proprietário do carro será beneficiado com a redução de 50% do valor da multa, que pode variar de R$ 1.078,95 a R$ 4.315,81.

A emissão de fumaça negra proveniente dos veículos automotores do ciclo diesel é o resultado de uma combustão incompleta e está associada a problemas operacionais e de manutenção, podendo acarretar doenças relacionadas ao aparelho respiratório e cardiovascular, bem como alterações no clima terrestre.

A Semace trabalha sempre em parceria com a Companhia de Policiamento Rodoviário do Estado do Ceará (CPRv), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e órgãos municipais de trânsito.