Semace participa do Dia Especial da Agroecologia

30 de junho de 2009 - 17:04

30/06/2009 – SEMACE/ASCOM

Nesta segunda-feira, 29, aconteceu o Dia Especial da Agroecologia, no município de Ipu, mais necessariamente na comunidade Baixa Larga. O evento teve como objetivo transmitir, de forma participativa e conjunta, conhecimentos e informações sobre a importância e a viabilidade da produção de alimentos de forma competente, preservando o meio ambiente e atendendo a legislação vigente.

Na ocasião, vários temas foram debatidos como os riscos do uso de agrotóxicos e o destino correto das embalagens, agricultura orgânica-transição, lanches com alimentos naturais e coleta de resíduos sólidos. Além disso, o técnico da Coordenadoria Florestal da Semace, Leonardo Ferreira, ministrou uma palestra sobre preservação dos recursos naturais e legislação ambiental.

Leonardo Ferreira abordou de forma contextualizada, em virtude das especificidades do município: relevo acidentado, considerável presença de nascentes, produção de hortaliças e intervenção em áreas e uso restrito, sobretudo, nas margens dos recursos hídricos naturais (rios e riachos).

Em razão disso, procurou-se enfatizar a importância das áreas de preservação permanente e da área de reserva legal, dada a função que essas áreas exercem na melhoria do fluxo gênico da fauna e da flora, na manutenção da biodiversidade, no controle da erosão e, de modo específico, na manutenção dos recursos hídricos naturais e reservatórios artificiais (áreas de preservação permanente) e na preservação dos recursos florestais (área de reserva legal).

O evento é uma forma de conscientizar cada vez mais a população quanto ao uso indiscriminado e abusivo de defensivos agrícolas, associado a práticas desordenadas, sem a devida preocupação conservacionista com a natureza. Ao todo, aproximadamente 290 pessoas participaram do encontro.