Semace fiscaliza estabelecimentos que comercializam agrotóxico

26 de junho de 2009 - 17:02

26/06/2009 – SEMACE/ASCOM

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Coordenadoria Florestal, está desenvolvendo ações de fiscalização em estabelecimentos que comercializam agrotóxico na região do Baixo Jaguaribe. Nesta quinta-feira, 25, no município de Tabuleiro do Norte, foram apreendidos produtos que estavam sendo vendidos de forma ilegal.

Os fiscais encontraram entre os agrotóxicos, 103 embalagens de Aldicarbe, principio ativo do agrotóxico Temik 150, conhecido popularmente como “chumbinho”.

Embora o trabalho da Semace seja constante, é difícil exterminar o produto do mercado. Por isso, é necessário que a sociedade denuncie o estabelecimento que comercializar esse produto. A denúncia pode ser feita de forma sigilosa, através do Disque Natureza: 0800 275 2233.

O nome popular chumbinho se deve a sua forma de apresentação, em pequenos grãos de cor cinza-chumbo que lembram um tipo de munição de arma de fogo. A venda do Temik 150 é autorizada em estabelecimentos credenciados pelo órgão ambiental competente mediante a apresentação de receita emitida por um engenheiro agrônomo e apenas em embalagens de 20 Kg.