Palestra fala sobre o ZEE da APA da Serra de Baturité

26 de junho de 2009 - 17:03

26/06/2009 – SEMACE/ASCOM

Foi realizada na manhã desta sexta-feira, 26, no auditório Régia Nântua, na sede da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), em Fortaleza, a palestra Síntese Diagnóstica da Área de Proteção Ambiental da Serra de Baturité, ministrada pelo professor Marco Nogueira, responsável pelo desenvolvimento do Zoneamento Ecológico Econômico daquela região.

Na oportunidade, Marco Nogueira falou do objetivo básico do ZEE na APA da Serra de Baturité. “O Zoneamento trará o conhecimento integrado a diferenciação dos espaços territoriais modificados ou não por fatores econômicos e sociais. Ou seja, o contexto socioambiental da serra”, disse.

Em seguida, o professor ressaltou o que será possível a partir do momento que o trabalho estiver concluído, como o diagnóstico geoambiental e socioeconômico da área. Além de identificar e eliminar os sistemas ambientais e sua capacidade de suporte ao uso e ocupação da terra, apresentando oportunidades de utilização dos recursos naturais estabelecendo os parâmetros necessários de exploração e os impactos produzidos.

Com aproximadamente 32 mil hectares, a APA da Serra de Baturité será toda mapeada em escalas diferentes para atender aos objetivos do ZEE, que indicará quais os locais que poderão ou não receber empreendimentos, suas características e situações. Este trabalho está sendo feito através de um convênio firmado entre Semace, Universidade Estadual do Ceará, Instituto de Estudos, Pesquisa e Projetos e Porto do Pecém Geração de Energia S/A.