Semace reinicia monitoramento de postos de serviços e combustíveis

25 de junho de 2009 - 16:58

25/06/2009 – SEMACE/ASCOM

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente, por meio do Núcleo de Análise e Monitoramento, está realizando desde o último dia 15 de junho o monitoramento dos postos de serviços e combustíveis e também lava-jatos de todo o Estado. Esse trabalho abrange um universo composto por cerca de mil e quinhentos estabelecimentos.

O objetivo é estabelecer normas, métodos e ações preventivas e corretivas para o controle dessa atividade e seus reflexos sobre a saúde, o bem estar da população e do meio ambiente. Outra meta da Semace é disciplinar o licenciamento ambiental dos referidos estabelecimentos.

As atividades de campo, já em andamento, consistem em inspecionar todos os empreendimentos que atuam nesse ramo verificando os requisitos legais, ou seja, realização georeferencial do local, a veracidade dos dados indicados na placa de licenciamento e a correta inspeção das instalações do estabelecimento.

Caso o posto monitorado tenha prestação de serviço com relação à lavagem de veículos, os técnicos da Semace verificam se há sistema de tratamento da água, observando de forma rigorosa onde o efluente é lançado.

Qualquer irregularidade verificada nesse trabalho de monitoramento é gerada a lavratura de auto de constatação, estabelecendo prazo para regularização das atividades desenvolvidas nos empreendimentos fiscalizados.