Mostra de Reciclagem e Meio Ambiente conta com a participação da Semace

10 de junho de 2009 - 16:53

10/06/2009 – SEMACE/ASCOM

Está sendo realizada no Centro de Negócios do Sebrae, em Fortaleza, nos dias 9 e 10 de junho, a Mostra de Reciclagem e Meio Ambiente, promovida pelo Sindicato das Empresas de Reciclagem de Resíduos Sólidos Domésticos e Industriais no Estado do Ceará (Sindiverde), Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará (Indi) e Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).

O evento, que tem como temática “Ações conscientes para um mundo melhor”, visa mostrar o atual momento da reciclagem no Ceará. Além disso, a feira está preparando esse segmento para a Recicla Nordeste, que acontecerá no próximo ano, no Centro de Convenções de Fortaleza, e contará com a participação de empresas de diversos estados do Brasil.

Durante a solenidade de abertura, nesta terça-feira, 9, o superintendente da Semace, Herbert Rocha, falou sobre o Decreto Estadual Nº 29.773, assinado pelo governador do Estado, Cid Gomes, na última sexta-feira, 5, que regulamenta a Política Estadual de Resíduos sólidos do Estado, instituindo a coleta seletiva de papel para os órgãos e entidades da administração pública estadual e cria na sede da Semace postos de coleta para pilhas e baterias.

Herbert Rocha informou que com o decreto, fica proibido o uso de copos e sacos plásticos nas repartições públicas no Ceará, visando a utilização de materiais recicláveis. O superintendente ressaltou a importância das empresas terem o foco da sustentabilidade em suas produções.

Em outra oportunidade, a educadora ambiental da Semace, Ângela Bessa, participou de uma mesa de debates. Na ocasião, Ângela ressaltou a relevância da educação ambiental na sociedade. “Não adianta ter estrutura física e logística se a população não contribuir com o meio ambiente”, disse.

A Semace está com um estande no local, onde os visitantes podem ver as ações do órgão na conservação do meio ambiente, em especial a coleta seletiva nas instituições públicas. O evento tem prosseguimento hoje com painéis sobre Legislação Ambiental, Gestão de Resíduos Sólidos e Preservação Ambiental, além de uma visita à Mostra de Reciclagem e Meio Ambiente.