Assinada ordem de serviço de instalação da sede do Parque Estadual do Sítio Fundão

1 de junho de 2009 - 16:08

Na noite desta segunda-feira, 1, no município do Crato, região do Cariri, foi aberta a Semana Nacional do Meio Ambiente 2009, que tem como tema Consumo Consciente. Na ocasião, o governador do Estado do Ceará, Cid Gomes, assinou a ordem de serviço de instalação da sede do Parque Estadual do Sítio Fundão, criado através do Decreto Estadual nº 29179 de 08 de fevereiro de 2008, em uma área de 93.520 ha.

Iniciando a solenidade, o titular da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Herbert Rocha, apresentou o projeto do que será construído. No local serão edificadas a sede do escritório regional da Semace, os alojamentos da Companhia de Policiamento Militar Ambiental, o Memorial Urbanista Jéferson Alencar e a restauração do engenho velho.

Herbert Rocha frisou que serão aproveitadas todas as clareiras já existentes na área, não sendo necessária a derrubada de nenhuma árvore. Ao final, o superintendente da Semace agradeceu e parabenizou o governador Cid Gomes pelo apoio à construção do Parque Estadual Sítio Fundão.

Em seguida, foi a vez de Cid Gomes falar da importância do Sítio Fundão. “Hoje concretizamos um sonho de todos nós e da região do Cariri com a criação desse parque. Desde já fica assegurada a conservação daquela área. Isso vai aumentar a conscientização em prol da defesa do meio ambiente”, disse.

O governador encerrou ressaltando a importância da produção de energia no Estado do Ceará e suas diversas fontes geradoras, citando o exemplo da Termelétrica do Pecém, cuja compensação ambiental beneficiará na construção dos equipamentos públicos do Parque Estadual do Sítio Fundão.

A Semana Nacional do Meio Ambiente continuará com sua programação até o próximo domingo, 7. O objetivo da campanha educativa é disseminar práticas e conceitos, que através de pequenos gestos realizados por muitas pessoas possam ocasionar em grandes transformações no nosso meio ambiente.