Curso de Educação Ambiental abre a programação da Semana Nacional do Meio Ambiente em Guaiúba

19 de maio de 2009 - 10:43

19/05/2009 – SEMACE/ASCOM

Durante o período de 19 a 22 de maio, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam), está ministrando um Curso de Capacitação para Agentes Multiplicadores em Educação Ambiental, no município de Guaiúba, na Região Metropolitana de Fortaleza. O evento acontece no teatro Tom Cavalcante, no Centro de Educação, Arte e Cultura, e dá início às comemorações da Semana Nacional do Meio Ambiente naquela cidade.

Na solenidade de abertura, na manhã desta terça-feira, 19, estiveram presentes diversas autoridades locais juntamente com técnicos e coordenadores da Semace. Na ocasião, a titular da Codam, Virgínia Adélia, falou da importância de levar a conscientização ambiental para todos os momentos de nossas vidas. Além disso, Virgínia informou que a Semana Nacional do Meio Ambiente, comemorada na primeira semana de junho, o tema abordado será Consumo Consciente. A gerente da Área de Proteção Ambiental da Serra da Aratanha, Joenir Dantas, relembrou os problemas ambientais que estamos enfrentando por não cuidarmos da maneira correta da natureza.

Em seguida, foi a vez do secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Guaiúba, Haroldo Moura, falar da relevância daquele momento e divulgar as ações que serão promovidas em prol do meio ambiente naquele município. “Durante esse mês e o próximo realizaremos dois seminários em parceria com a Semace, um sobre resíduos sólidos e o outro falando de coleta seletiva. Ainda acontecerá um curso de legislação ambiental ministrado pelo Ibama”, disse. Na oportunidade, atores da companhia de teatro Aos Troncos e Barrancos apresentaram a peça Multiplicadores Ambientais.

O Curso de Capacitação para Agentes Multiplicadores em Educação Ambiental, que conta com a participação de 41 pessoas, tem como objetivo sensibilizar e capacitar agentes multiplicadores quanto a proteção ambiental, através de mudanças de valores e atitudes, tornando-os capazes de disseminar os conteúdos e objetivos da educação ambiental dentro de suas áreas de atuação. Segundo Haroldo Moura, a intenção é colocar, após o término do curso, cada participante em um assentamento para tratar da questão ambiental com a população.