Operação Silêncio combate poluição sonora

18 de maio de 2009 - 10:43

18/05/2009 – SEMACE/ASCOM

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), em parceria com as polícias Civil e Militar do Ceará, Companhia de Polícia Militar Ambiental (CPMA), Corpo de Bombeiros e prefeituras municipais, vem realizando blitze da Operação Silêncio em Fortaleza e Região Metropolitana. O objetivo é conscientizar a todos dos problemas ocasionados pela poluição sonora proveniente de estabelecimento comerciais e carros de som (paredões).

As fiscalizações vêm sendo constantes. Nos dois últimos finais de semana, mais precisamente nos dias 9, 10, 16 e 17 de maio, as equipes estiveram em Fortaleza e Maracanaú. Na ocasião, foram recolhidos dois sons e lavrados um Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO), pois os mesmos se encontravam acima do estabelecido por lei, que é de 50 decibéis. O monitoramento irá continuar por período indeterminado.

A poluição sonora é bastante prejudicial à saúde, podendo gerar insônia, estresse, depressão, perda de audição, agressividade, falta de memória, dores de cabeça, aumento da pressão arterial, cansaço, gastrite e úlcera, queda de rendimento profissional e surdez.