Semace realiza sobrevôos na região do Cariri

15 de maio de 2009 - 10:41

15/05/2009 – SEMACE/ASCOM

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE) realizou nos dias 11, 12 e 13 de maio, um monitoramento aéreo na região do Cariri, sul do Ceará. O objetivo foi diagnosticar possíveis irregularidades na Bacia Hidrográfica do Salgado, com atenção especial aos recursos hídricos e suas APP’S.O trabalho foi coordenado pela gerência regional da SEMACE no Cariri e contou com o apoio de técnicos da Coordenadoria Florestal (Coflo).

Também participaram da operação, à convite da SEMACE, Promotores da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Crato, representante da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), através da Gerência Regional da Bacia do Salgado e o integrantes do 2º Pelotão da Companhia da Polícia Militar Ambiental (CPMA).

Os sobrevôos foram divididos por etapas. As decolagens e os pousos do helicóptero aconteciam no campo do Tiro de Guerra, do Exército Brasileiro, da cidade do Crato, de onde as equipes seguiam por roteiros pré-estabelecidos. Uma equipe no período da manhã e outra à tarde. Durante a operação foram detectados trinta e dois pontos com atividades ambientalmente irregulares.

Dezoito dessas irregularidades tinham relação com desmatamentos clandestinos. Além disso, foram identificadas também outras ações consideradas ilegais como, minerações sem autorização, construção irregular na APA da Chapada do Araripe, produção de carvão, projetos de pisciculturas sem licença e diversas atividades que funcionam sem o licenciamento dos órgãos competentes.

Quando necessário, a equipe da SEMACE não hesitou em pousar o helicóptero para autuar atividades consideradas ilegais. Nos pontos em que não foi possível o pouso da aeronave, o local foi devidamente demarcado para agilizar o trabalho de uma nova fiscalização que irá acontecer por terra, já agendada para a próxima semana. Nessa segunda fase, serão lavrados os autos de constatações e adotadas as providências cabíveis.