Semace apóia o 4º Congresso Nacional de Direito Ambiental

7 de abril de 2009 - 13:41

07/04/2009 – SEMACE/ASCOM

Está sendo realizado, nos dias 07 e 08 de abril, no auditório da FIC- Faculdade Integrada do Ceará, Unidade Aldeota, em Fortaleza, o 4º Congresso Nacional de Direito Ambiental. O evento, que tem como tema principal “Direito Ambiental: Paradigmas, Desafios e Perspectivas”, conta com uma série de palestras e debates no decorrer dos dois dias de programação.

Na manhã desta terça-feira, 07, o titular da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Herbert de Vasconcelos Rocha, participou da mesa de abertura oficial do congresso, que foi presidida pelo advogado Hélio Leitão, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Ceará (OAB-CE).

Hélio Leitão falou da satisfação de estar presente naquele momento. “Nós estamos avançado a passos largos no tocante à preservação do meio ambiente. Esse pensamento já está presente em nossa sociedade. O congresso é uma prova disso. Fico muito feliz de participar desse evento”, enfatizou.

O superintendente da Semace, Herbert Rocha, ressaltou a necessidade de cada um fazer a sua parte na preservação do meio ambiente. “Nós não podemos apenas falar do que de ruim está acontecendo. Já conhecemos os nossos problemas e cada um tem sua parcela de culpa. Não adianta apenas julgar os outros, temos que mudar nossas atitudes e buscar alternativas viáveis para o meio ambiente”, finalizou.

Em seguida, foi vez da representante do Ministério Público Estadual, Vanja Fontenele, se pronunciar sobre o assunto. “Bom será o dia em que não precisemos discutir sobre os problemas ambientais. Hoje, fiquei muito feliz com o documento que o Herbert Rocha me entregou, onde podemos ver a diminuição do número de licenciamentos na Região de Guaramiranga, assunto discutido entre nós”, disse.

O 4º Congresso Nacional de Direito Ambiental continuará durante o resto desta terça-feira e toda a quarta-feira. E contará com a presença de diversas autoridades da área, ambientalistas e estudantes. Na ocasião, serão lançados dois livros: “Cidades Sustentáveis no Brasil e sua Tutela Jurídica”, de Flávio Ahmed e Ronaldo Coutinho; e “Direito Tributário e Econômico Aplicado ao Meio Ambiente e à Mineração”, de Fernando Facury e Jorge Alex Athias.