Órgão ambiental da Paraíba vem ao Ceará para conhecer o Programa Fumaça Negra

1 de abril de 2009 - 13:42

01/04/2009 – SEMACE/ASCOM

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) recebeu, nos dias 31 de março e 01 de abril, a visita de uma equipe composta por quatro técnicos da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), do Estado da Paraíba, com o objetivo de conhecer o Programa Fumaça Negra, executado pelo Núcleo de Análise e Monitoramento (Nuam) desde 1990.

O objetivo do programa é combater a poluição atmosférica causada pela emissão de fumaça negra proveniente das descargas dos veículos automotores do ciclo diesel, ocasionada por combustão incompleta, sendo associada aos problemas operacionais e de manutenção.

Durante a visita, os técnicos receberam instruções teóricas sobre a metodologia adotada, legislação pertinente, modelos de formulários e de Autos de Constatação e de Infração, necessários à execução do Programa Fumaça Negra.

Os fundamentos práticos do Programa foram vivenciados através de uma Blitz realizada na manhã desta quarta-feira, 01, na Av. Godofredo Maciel, bairro Mondubim, no município de Fortaleza, que contou com a parceria com a CPRV – Companhia de Policiamento Rodoviário, onde os técnicos da Sudema puderam tirar algumas dúvidas sobre os procedimentos adotados e sobre a lavratura de Autos de Infração. Na ocasião, foram vistoriados 38 veículos, sendo que dois foram autuados por se encontrarem fora dos padrões estabelecidos pela legislação ambiental.

Ainda durante a visita, os técnicos se reuniram com o coordenador de Controle e Proteção Ambiental da Semace, Arilo Veras, e o Superintendente, Herbert de Vasconcelos Rocha, onde conversaram sobre a gestão ambiental adotada por esta instituição com relação à poluição atmosférica e inspeção veicular.

Para o procurador jurídico da Sudema, Rilves Lima, a visita foi de fundamental importância, pois assim, a Paraíba poderá iniciar um controle eficaz, combatendo a poluição gerada por veículos movidos a diesel. “É a terceira vez que viemos para conhecer o programa. Essa agora é a mais importante, pois será para implantarmos o Fumaça Negra, que já funciona desde 1990 com muito êxito aqui no Ceará”, finalizou.