Atividades de fiscalização e educação ambiental durante o Carnaval na Apa da Lagoa de Jijoca

2 de março de 2009 - 13:43

02/03/2009 – SEMACE/ASCOM

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Coordenadoria Florestal (Coflo) e do seu Escritório Regional em Jericoacoara, realizou intensa programação de fiscalização durante o período de Carnaval naquela Área de Proteção Ambiental.

Na ocasião, a gerente da Apa da Lagoa de Jijoca, Karina Sales, visitou e inspecionou as estruturas montadas para realização dos carnavais nas cidades de Itarema, Acaraú, Cruz e Jijoca, tendo como objetivo principal verificar se essas estruturas seriam montadas em Área de Preservação Permanente (APP), identificar o destino final dos resíduos sólidos e a instalação adequada dos banheiros, no intuito de evitar qualquer dano ambiental.

Os secretários de Meio Ambiente de cada município foram convidados a acompanhar a vistoria juntamente com as empresas contratadas para a realização dos eventos. Ao final de cada inspeção e feitas as adaptações e recomendações necessárias, os secretários assinaram um Termo de Audiência celebrando um acordo entre as prefeituras e a Semace, na busca do cumprimento da legislação ambiental e principalmente na junção de esforços para minimizar os impactos ambientais causados nos ambientes utilizados.

Além disso, tendo em consideração a grande procura pela orla marítima e conseqüente elevada concentração de lixo, a Semace desenvolveu uma sensibilização e mobilização sócio-ambiental, realizando Blitze Educativas em todos esses municípios, repassando orientações para os foliões a não jogar resíduos sólidos nas praias e não causarem poluição sonora.

Na oportunidade, os veículos foram abordados em pontos estratégicos de cada cidade, onde técnicos da Semace e das prefeituras entregaram um kit composto de sacolas veiculares para o acondicionamento de correto do lixo e folderes educativos contendo informações sobre o tempo de decomposição de alguns resíduos sólidos.