Semace age na proteção da Sub-Bacia Hidrográfica do rio Salgado

29 de janeiro de 2009 - 14:32

29/01/2009 – SEMACE/ASCOM

A proteção, controle e utilização racional dos recursos ambientais são medidas adotadas pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). Destacamos em especial a atenção à proteção dos recursos hídricos, pelo seu valor vital à existência humana e à sustentabilidade ambiental.

Com isso, a Semace, através do seu escritório regional no Cariri, vem desenvolvendo um trabalho constante contra a degradação ambiental no rio Salgado. Em 2008, foram emitidos 41 autos de constatação em atividades que afetavam diretamente a Sub-Bacia Hidrográfica daquele recurso hídrico.

Dentre as principais atividades irregulares autuadas estão: o lançamento de efluentes sem tratamento, desmatamentos em Áreas de Preservação Permanente, represamento e desvios ilegais em rios e riachos, retiradas indiscriminadas de areia e pedras dos rios e riachos e disposição irregular de resíduos sólidos.

Ressaltamos que a proteção dos recursos hídricos depende da participação da comunidade neste processo de sustentabilidade, seja como denunciante, por meio do Disque Natureza: 0800-2752233, ou como elemento ativo das ações educativas e preventivas.