Agenda Ambiental na Administração Pública é tema de mais um Fórum Ambiental

13 de janeiro de 2009 - 14:25

13/01/2009 – SEMACE/ASCOM

Nesta segunda-feira, 12, pela manhã, foi realizado mais um Fórum Ambiental no auditório Régia Nântua, na sede da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), em Fortaleza. Na ocasião, o tema abordado foi o programa estratégico da Agenda Ambiental na Administração Pública (A³P), que teve como palestrante Manoel Severo, do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam).

Na oportunidade, Manoel Severo falou sobre o que se trata a A³P, que é um programa que visa implementar a gestão sócio-ambiental sustentável dentro das atividades administrativas e operacionais do Governo do Estado, tendo como objetivo principal minimizar os impactos junto ao meio ambiente provocados por atividades administrativas ou operacionais.

O programa é constituído basicamente por normas ambientais a serem adotadas pelos órgãos governamentais, passando por um processo de consciência ética, que vai desde os pequenos cuidados dentro das rotinas de trabalho, até o uso racional dos bens duráveis e do material de consumo, na economia responsável de insumos como água e energia, passando pela gestão adequada dos resíduos gerados e também com relação aos investimentos, custeio e contratação de serviços, ações que visam estabelecer, além da diminuição dos referidos impactos ambientais, uma melhoria na qualidade de vida no próprio ambiente de trabalho.

Segundo Manoel Severo, a Agenda Ambiental na Administração Pública tem como diretriz primordial a sensibilização dos gestores e de todos os seus colaboradores para uma mudança de hábito que vise a melhoria da questão sócio-ambiental. Mas para isso, se faz necessário a adoção de mediadas simples que controlem o desperdício, como a reciclagem dos resíduos produzidos e a conscientização, capacitação e valorização de seus servidores.

O Governo do Estado do Ceará, através do Conpam, está implantando este programa estratégico em todas as suas secretarias e universidades, visando uma melhor gestão do meio ambiente.