Semace participa de encontro do Programa Água Doce

26 de novembro de 2008 - 16:42

26/11/2008 – SEMACE/ASCOM

No período de 18 a 20 de novembro, A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), representada pela técnica Rosemeire Felício Nogueira, esteve presente na cidade de João Pessoa-PB, onde foi realizada uma oficina de acompanhamento das ações do Programa Água Doce (PAD), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil.

Na ocasião, foram avaliadas todas as ações desenvolvidas durante o ano de 2008 em cada Estado, além de elaborarem o planejamento para o próximo ano. O foco do programa é garantir à população do semi-árido, o acesso à água de boa qualidade, proveniente de dessalinizadores, assegurando a partir de um sistema produtivo integrado, o uso adequado para efluente (concentrado) da unidade de dessalinização, evitando dessa forma impactos ambientais, através da produção de peixes com o efluente do dessalinizador, o qual enriquecido com a matéria orgânica gerada na criação do peixe em tanques é utilizada para irrigação e cultivo da Atriplex ou erva-sal, que servirá de alimentação para caprinos e ovinos, fechando assim o sistema de produção integrado ambientalmente sustentável.

No Ceará, o Programa Água Doce é coordenado pela Secretaria dos Recursos Hídricos e Semace participa do grupo executivo como parceira, através do componente Sustentabilidade Ambiental. Atualmente, encontram-se em fase de implantação dois sistemas produtivos/unidades demonstrativas, nos municípios de Russas e Tabuleiro do Norte.