Reunião visa a revitalização do açude Forquilha

26 de novembro de 2008 - 16:42

26/11/2008 – SEMACE/ASCOM

Atendendo ao convite da Prefeitura Municipal de Forquilha, por meio da Secretaria de Agricultura, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) esteve nesta terça-feira, 25, em Forquilha, para uma reunião de planejamento da revitalização do açude daquele município, que vem sofrendo grande degradação ambiental.

O projeto é uma iniciativa do Governo Federal, que envolve, além da Semace, a ANA (Agência Nacional das Águas), COGERH, DNOCS e Prefeitura Municipal de Forquilha.

Representando a Semace estiveram as técnicas da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental, Mara Lopes e Regina Coeli, que informaram da doação de mudas para a recuperação do açude e a promoção de um curso sobre Defensivos Naturais, que deve ser ministrado pela Secretaria de Agricultura do Município, para os vazanteiros, já que a prática do uso de agrotóxico vem se agravando no local.

A Semace vem participando desse projeto de revitalização do açude Forquilha desde julho deste ano, quando realizou um Curso Básico de Meio Ambiente, para os pescadores e vazanteiros do município. Em agosto, os professores municipais participaram de um Curso para Capacitação de Agentes Multiplicadores em Educação Ambiental, em parceria com DNOCS e COGERH. Setembro foi a vez dos estudantes da rede pública assistirem a um ciclo de palestra educacionais.