Encerrado o encontro que discutiu os Programas Estaduais de Florestas

24 de novembro de 2008 - 16:37

24/11/2008 – SEMACE/ASCOM

Terminou na última sexta-feira, 21, o Seminário com os Estados da Região Nordeste para a formalização dos Programas Estaduais de Florestas, que aconteceu na sede da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), no auditório Régia Nântua, nos dias 20 e 21 de novembro. O evento contou com representantes dos estados nordestinos.

O seminário tinha como objetivo fomentar o processo de gestão florestal compartilhada, além da formulação de políticas, normas e estratégias, bem como a implementação de programas e projetos que visem o desenvolvimento sustentável do setor. O encontro seguiu as orientações da nova estrutura regimental do Ministério do Meio Ambiente, estabelecida pelo Decreto n° 6.101/2007, que é uma das competências do Departamento de Florestas que coordena o Programa Nacional de Florestas.

No encerramento, o coordenador Florestal da Semace, Eliel Paranhos, ressaltou a importância do Documento de Origem Florestal do Estado do Ceará (DOFCE), desenvolvido pelo órgão, que auxilia no combate ao transporte ilegal de matéria prima de origem florestal. “Nós temos um sistema de informática que talvez seja o mais perfeito do Brasil em termos de controle”, disse. Já Altamir Mendes, secretária geral da Semace, disponibilizou o programa, sem ônus algum, para os demais estados nordestinos que ainda não possuam e tenham interesse em adquirir.

O secretário de Biodiversidade e Florestas, do Departamento de Florestas do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Leonel Pereira, falou da importância daquele momento. “Essa reunião é o primeiro esforço do MMA para articular com os estados. Chegou o momento de apoiá-los tanto em suas particularidades como no âmbito geral”, informou.

Segundo Leonel Pereira, o Ministério do Meio Ambiente ajudará os estados na estruturação dos órgãos, capacitação profissional e apoio jurídico. Um próximo encontro está marcado para maio de 2009, onde será feito um diagnóstico da situação. A previsão do lançamento do programa é em setembro do ano que vem.