Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do rio Banabuiú promove visita técnica em comunidades da região ribeirinha

24 de novembro de 2008 - 16:37

24/11/2008 – SEMACE/ASCOM

No dia 18 de novembro, os integrantes do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do rio Banabuiú (CSBH-RB), dentre eles o técnico da Semace José Henrique Williams, realizaram uma visita técnica às comunidades ribeirinhas do açude Banabuiú. A ação tinha como objetivo ouvir as ansiedades e preocupações com relação a qualidade e quantidade de água e sua liberação para outras cidades.

Ficou explícita, nas comunidades visitadas, a necessidade de uma maior assistência por parte das instituições, visando a capacitação e formação de projetos e atividades que venham melhorar as condições das localidades citadas, identificando e apresentando alternativas viáveis a serem desenvolvidas.

Já na quarta-feira, 19, foi realizada a Reunião Ordinária de CSBH-RB, no Centro Educacional Municipal Celestino de Sousa, na sede do município de Banabuiú. Na ocasião, representantes das comunidades se fizeram presente e ouviram os encaminhamentos das propostas apresentadas durante as visitas.

A Cagece promoveu uma apresentação sobre a oferta e qualidade da água tratada, abordando aspectos como; intervenção e custos para adequação aos parâmetros do Ministério da Saúde, informando que a sede do município de Quixadá está sendo contemplada com a água proveniente do açude Pedra Branca e a redução de valores gastos na compra de produtos químicos utilizados no sistema de tratamento de água ofertada.

Na oportunidade, foi solicitado aos membros do comitê que informassem a ocorrência irregular de barramentos nos rios perenizados da Sub-Bacia, fato este de extrema valia para o controle da quantidade de água liberada. Para finalizar, foram realizadas as deliberações e os encaminhamentos a serem adotados pelo CSBH-RB.