Semace participa X Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas

21 de novembro de 2008 - 16:36

21/11/2008 – SEMACE/ASCOM

No período de 10 a 14 de novembro, foi realizado o X Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas – “O Fortalecimento da Gestão Participativa das Águas”, na cidade do Rio de Janeiro. Neste encontro se fez presente o técnico da Semace e representante do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú – CSBH-RB, José Wiliams Henrique de Souza, que também participou do mini – curso ofertado “Poluição e a Qualidade das Águas”.

A programação contou com a apresentação de vários trabalhos técnicos e experiências excitosas com relação as atividades desenvolvidas dentro dos comitês, que vão desde a mobilização, recuperação de mata cilar, qualidade e quantidade da água e a sua liberação, dentre outros que interagem para um bom desempenho das ações dos mesmos.

Na ocasião, foi realizada uma visita técnica à Central de Tratamento dos Resíduos Sólidos – CTR de Nova Iguaçu-RJ, onde inicialmente, através da equipe de educação ambiental, pode-se ter uma idéia concreta dos vários tipos de resíduos dispostos naquela área. O município não dispõe de coleta seletiva, porém, foi informado que apenas ações isoladas são promovidas pela sociedade, necessitando de forma urgente uma iniciativa por parte da prefeitura local, para que seja prolongada a vida útil do citado empreendimento.