Formalização dos Programas Estaduais de Florestas é discutida na Semace

20 de novembro de 2008 - 16:35

20/11/2008 – SEMACE/ASCOM

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) está sediando o Seminário com os Estados da Região Nordeste para a formalização dos programas estaduais de florestas. O evento, iniciado na manhã desta quinta-feira, 20 de novembro, reúne representantes de diversos estados nordestinos que discutem a formulação de políticas, normas e estratégias, bem como a implementação de programas e projetos que visem o desenvolvimento sustentável do setor florestal.

Esse tipo de iniciativa segue as orientações da nova estrutura regimental do Ministério do Meio Ambiente, estabelecida pelo Decreto n° 6.101/2007, que é uma das competências do Departamento de Florestas que coordena o Programa Nacional de Florestas.

A idéia, é a partir de encontros como esse, que fazem parte do Projeto de parceria com o Mecanismo de Apoio aos Programas Florestais Nacionais, fomentar o processo de gestão florestal compartilhada. A primeira reunião desse projeto foi realizada em Brasília nos dias 07 e 08 de maio de 2008.

Como anfitrião dessa segunda reunião, que se encerra nesta sexta-feira, 21, o Superintendente da Semace, Herbert de Vasconcelos Rocha, deu as boas vindas a todos e fez uma explanação sobre como funciona a Superintendência Estadual do Meio Ambiente.

A escolha do Ceará para a realização do evento levou em consideração o papel estratégico que o Estado poderá ter regionalmente e seus avanços na gestão florestal e ambiental que o tornam hoje uma referência nacional.