Semace executa o programa de monitoramento dos postos de serviços e combustíveis e lava jatos

18 de novembro de 2008 - 16:06

18/11/2008 – SEMACE/ASCOM

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente, por meio do Núcleo de Análise e Monitoramento (Nuam), está dando continuidade, desde 16/06/2008, ao Programa de Monitoramento dos Postos de Serviços e Combustíveis e Lava Jatos do Estado do Ceará. Até a última sexta-feira, 14, 143 municípios foram inspecionados, totalizando um número de 971 postos de combustíveis e 260 lava jatos, com 129 e 198 Autos de Constatação lavrados, respectivamente.

O principal objetivo do monitoramento é estabelecer normas, métodos e ações preventivas e corretivas para o controle dos postos de combustíveis e lava jatos, com seus reflexos sobre a saúde e o bem–estar da população e do meio ambiente, bem como disciplinar o licenciamento ambiental dos referidos empreendimentos.

As atividades de campo consistem de: inspecionar todos os empreendimentos, verificando os requisitos legais; georeferenciar o local; checar a veracidade dos dados constantes na placa de licenciamento; averiguar as instalações dos estabelecimentos; analisar o “check list”; conferir o sistema de tratamento no caso de prestação de serviço com relação à lavagem de veículos, observando onde o efluente é lançado.

Qualquer irregularidade constatada está gerando a lavratura de Auto de Constatação, visando a regularização das atividades desenvolvidas nos referidos empreendimentos.