Seminário com os Estados da Região Nordeste para a Formalização dos Programas Estaduais de Florestas será realizado na Semace

14 de novembro de 2008 - 16:04

14/11/2008 – SEMACE/ASCOM

Durante os dias 20 e 21 de novembro, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) receberá em sua sede, no Auditório Régia Nântua, representantes de órgãos ambientais do Nordeste brasileiro, que participarão do Seminário com os Estados da Região Nordeste para a Formalização dos Programas Estaduais de Florestas, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

O objetivo é subsidiar a formulação de políticas, normas e estratégias, assim como a criação de programas e projetos que visem o desenvolvimento sustentável do setor florestal.

Na primeira reunião do projeto, nos dias 7 e 8 de maio de 2008, em Brasília, o tema abordado foi a gestão florestal nos Estados e as formas de implementação da descentralização. O coordenador Florestal da Semace, Eliel Paranhos, esteve presente representando o Governo do Ceará.

Em Fortaleza, o evento discutirá e elaborará o Protocolo de Intenção do ponto de vista de cada Estado, bem como as estratégias para a realização do diagnóstico sócio-econômico e institucional. Além disso, grupos de trabalhos debaterão e apresentarão as propostas de Programas Estaduais Florestais.

Segundo Fernando Paiva Scardua, diretor da Secretaria de Biodiversidade de Floresta do MMA, a escolha do Ceará para a realização do evento deve-se ao papel estratégico que esse Estado poderá ter regionalmente e seus avanços na gestão florestal e ambiental, que o tornam hoje uma referência nacional.