Especialistas discutem Geoparks e Geoturismo

14 de novembro de 2008 - 16:05

14/11/2008 – SEMACE/ASCOM

Num evento realizado no auditório central do BNB Passaré, em Fortaleza, especialistas em diversas áreas estão discutindo desde a última quinta-feira, 13 de novembro, a importância dos Geoparks e do Geoturismo como instrumentos de desenvolvimento. A idéia, é a partir de diversos debates divulgar o programa global de Geoparks sob a visão da Unesco, aprofundando seu conhecimento no Brasil e em especial no Ceará.

É na região do Cariri, sul do Estado, que está o Geopark Araripe o único parque fossilífero das Américas e do hemisfério sul reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação. O evento, que será encerrado na tarde desta sexta-feira, 14, reúne especialistas brasileiros e estrangeiros a exemplo do português, Armindo Jacinto, coordenador do Geopark Naturtejo, de Portugal.

No primeiro dia do seminário o Superintendente da Semace, Herbert de Vasconcelos Rocha, foi um dos destaques de uma mesa redonda. Herbert Rocha apresentou uma palestra que teve como tema, ”Geopark, educação ambiental e conservação do meio ambiente”.

O titular da Superintendência Estadual do Meio Ambiente, que em 2008 esteve na Europa visitando e conhecendo alguns modelos de Geoparks por ocasião de uma programação desenvolvida pelo Governo do Estado, falou das experiências adquiridas em países como Portugal. Herbert Rocha parabenizou o pioneirismo do governo do Ceará por ter o primeiro Geopark das Américas e do hemisfério sul. Ele enfatizou a importância da educação ambiental como forma de fortalecer e desenvolver ainda mais o Geopark Araripe.