Semace desenvolve trabalho de preservação na Apa da Serra de Baturité

30 de outubro de 2008 - 16:52

30/10/2008 – SEMACE/ASCOM

Localizada próxima a Fortaleza, a Área de Proteção Ambiental (Apa) da Serra de Baturité é conhecida por suas encantadoras belezas naturais, onde é possível desfrutar de banhos de cachoeiras, trilhas ecológicas e belíssimas paisagens. É com o intuito de preservar esse ecossistema, que a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) vem desenvolvendo trabalhos de fiscalização e conscientização junto aos moradores locais, empreendedores, comerciantes e turistas.

Criada através do Decreto n°20.956, de 18/09/90, a Apa possui uma área de 32.690,00 hectares, que abrange os municípios de Baturité, Pacoti, Guaramiranga, Mulungú, Redenção, Palmácia, Aratuba e Capistrano. Com características climáticas úmidas, o local abriga uma cobertura vegetal complexa, a qual serve de refúgio ecológico para uma Fauna e Flora diversificada. Ela tem função indispensável na formação e manutenção de bacias hidrográficas, cuja importância é indiscutível, tanto para os municípios que fazem parte dela, como para as cidades da Região Metropolitana de Fortaleza.

Mas, infelizmente, uma parte da população ainda não se conscientizou que desmatar, atear fogo na vegetação, jogar resíduos sólidos em áreas impróprias e poluir os recursos hídricos não é a melhor maneira de cuidar do meio ambiente. Porém, é visando coibir essas irregularidades que a Semace vem desenvolvendo projetos nos municípios daquela região.

Ano passado, um mutirão foi realizado para a limpeza dos recursos hídricos da Apa, no Dia Nacional de Limpeza de Praias, Rios, Lagos e Lagoas, que contou com o apoio das prefeituras municipais, sociedade civil e estudantes. Atualmente, vem sendo trabalhado o Programa de Educação Ambiental com comunidades de Guaramiranga, Pacoti, Palmácia, Redenção, Mulungú e Aratuba.

A Semace vem sempre realizando blitze, que contam com a distribuição de materiais educativos e mudas nativas, visando o reflorestamento da serra, especialmente em feriados e festivais, onde o fluxo de turistas aumenta. Costumeiramente são promovidas oficinas educativas, objetivando sensibilizar a comunidade local sobre a importância da coleta seletiva e das mudanças de hábitos e atitudes em relação ao aproveitamento e diminuição dos resíduos sólidos. Encontra-se em andamento o projeto de Zoneamento Ecológico Econômico da região e a reestruturação do Conselho Gestor.

Paralelamente são feitas Fiscalizações rotineiras combatendo a implantação ou ampliação de qualquer tipo de construção civil sem o devido licenciamento ambiental, atividades que possam poluir ou degradar os recursos hídricos abrangidos pela Apa e o despejo de efluentes, resíduos ou detritos capazes de provocar danos ao meio ambiente.

Intervenções em Áreas de Preservação Permanente, como; margens de rios, barragens, açudes, olhos d’água, aluviões, áreas íngremes, matas virgens ou em avançado processo de regeneração e demais atividades danosas previstas na legislação ambiental também vem sofrendo repressão por parte da Semace, que conta com um escritório regional, no município de Pacoti.