Fiscalizações detectam irregularidades no Cariri

22 de outubro de 2008 - 16:51

22/10/2008 – SEMACE/ASCOM

Visando a preservação da natureza e o combate aos crimes ambientais no Cariri, técnicos do escritório regional da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) em parceria com o 2º Pelotão da Companhia de Polícia Militar Ambiental (CPMA) realizaram fiscalizações, nos dias 18 e 19 de outubro, nos municípios daquela região. Na oportunidade, diversas irregularidades foram detectadas, principalmente no entorno da Chapada do Araripe, uma Área de Proteção Ambiental (Apa).

No sábado, 18, foi averiguada a denúncia da construção irregular de um muro, nas margens do rio Granjeiro, no município de Crato. A ilegalidade foi constatada e o proprietário autuado em flagrante. Outro crime identificado no local foi o desmatamento da vegetação ciliar do rio, com a conseqüente fabricação de carvão na área. Nenhum responsável foi encontrado no local. Entre as espécies nativas identificadas, destacam-se a Aroeira e o Angico.

Já no domingo, 19, as equipes realizaram fiscalizações no alto da Chapada do Araripe, em uma comunidade conhecida como Baixa do Maracujá, que fica na divisa dos municípios de Crato e Nova Olinda. Na ocasião, moradores locais foram encontrados fabricando carvão com madeira ilegal, inclusive nas margens das estradas secundárias.

Percorrendo a área, em um ponto mais adiante, um incêndio foi identificado no meio da vegetação fechada, onde o proprietário foi acionado para tentar controlá-lo. Suspeita-se que o fogo tenha sido proveniente pela fabricação de carvão ilícito, por agricultores locais, já que é uma prática comum dos moradores da região.

Esses locais ficam próximos a um desmatamento de quatro hectares, localizado após um sobrevôo realizado pela Semace na região, no mês de setembro, que resultou na autuação e apreensão de 96 sacos de carvão e 400m3 de lenha nativa, sem a autorização ambiental.