Semace lança projeto de Estruturação do Parque Estadual do Sítio Fundão

20 de outubro de 2008 - 16:49

20/10/2008 – SEMACE/ASCOM

No dia 14 de março de 2008, o Governo do Estado criou o Parque Estadual do Sítio Fundão, uma área de 93,520 ha em unidade de conservação de proteção integral, conforme o Decreto Estadual nº 29179 de 08 de fevereiro de 2008.

A criação do Parque Estadual do Sítio Fundão, dentro do aspecto sócio ambiental, apresenta como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

Dentro deste contexto, o Governo do Estado, por meio da Superintendência Estadual do Meio Ambiente – SEMACE vem tomando as providências necessárias e essenciais para a preservação e manutenção do Parque Estadual, como por exemplo, o aumento do contingente da Companhia de Polícia Militar Ambiental na área.

A primeira medida a ser adotada é o levantamento planialtimétrico da área. O parque foi recebido com 400m de cerca danificada, cuja recuperação terá início dentro de oito dias. O projeto sobre a estruturação do parque será apresentado ao público no dia 24 de outubro no auditório da Coordenadoria Regional de Saúde – 20ª CRES, situado na Av. Brigadeiro José Macedo s/n – São Miguel – Crato.

Esse projeto contempla a nova sede do escritório da Semace – Cariri, uma unidade da CPMA, além da restauração do engenho velho e da casa principal que será transformada em um centro de visitação guardando a memória do ambientalista Jéferson de Franca Alencar.

Dentro do sítio Fundão está localizado o geotope Batateiras, um dos nove que compõem o Geopark Araripe.