Semace promove Fórum de Mobilização Social

3 de outubro de 2008 - 16:44

03/10/2008 – SEMACE/ASCOM

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente realizou no último dia 30 de setembro o primeiro Fórum de Mobilização Social no município de Maranguape, região metropolitana de Fortaleza. O evento teve como objetivo a renovação do Conselho Gestor Consultivo da Área de Proteção Ambiental da Serra da Aratanha.

O fórum aconteceu na pousada “Vale do Vento” situada na localidade Tijuca. Na oportunidade, houve a votação das entidades governamentais e não governamentais que irão compor o novo conselho. Na APA da Serra da Aratanha, por ter incluso três municípios (Maranguape, Pacatuba e Guaiúba), serão, posteriormente, realizados mais dois fóruns para a consolidação do referido conselho.

De acordo com a Lei n° 9.985/2000 do Sistema Nacional de Meio Ambiente (SNUC) a gestão das Unidades de Conservação deve ser com a participação efetiva da sociedade que encontra-se localizada na região da unidade, considerando assim, a importância da troca de conhecimentos e a relação com a sociedade civil para discutir diretrizes e propostas que nortearão as ações gerenciais da região da unidade.