Transporte ilegal de carvão vegetal é combatido pela Semace

19 de setembro de 2008 - 08:28

19/09/2008 – SEMACE/ASCOM

Durante o período de 14 a 16 de setembro, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Coordenadoria Florestal (Coflo) e do Núcleo de Cadastro e Extensão Florestal (Nucef), em parceria com a Companhia de Polícia Militar Ambiental (CPMA), realizou blitze da Operação Arataca em Fortaleza e Região Metropolitana. Os trabalhos eram realizados das 22 horas às 6 horas.

O objetivo da ação foi fiscalizar e combater o tráfico de animais silvestres e o transporte ilegal de matéria prima de origem florestal. Na ocasião, sete caminhões foram vistoriados. Dois, transportando lenha Sabiá e mista, estavam com o Documento de Origem Florestal do Estado do Ceará (DOFCE) regularizado. Já o restante, carregando carvão vegetal, possuía irregularidades e tiveram sua carga apreendida.

A primeira carrada foi capturada no bairro Siqueira, em Fortaleza, por apresentar apenas uma via de simples conferência do DOFCE, não possuindo valor para o transporte. A segunda foi apreendida na Avenida Dedé Brasil, também na capital cearense, portando o Documento de Origem Florestal do Estado do Ceará com validade vencida.

As outras três cargas foram detidas na BR 222, km 19, no município de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. Os motoristas dos caminhões não apresentaram o DOFCE, constando aí a irregularidade. Ao todo, foram apreendidos 1.362 sacos de carvão vegetal, que ficaram guardados nas dependências da sede da Cavalaria da Polícia Militar, seu fiel depositário, no bairro de Messejana, em Fortaleza.

Estiveram representando a Semace na operação os técnicos da Coflo e do Nucef, Robson Carlos Pereira e Sílvia Renata de Oliveira. A população pode denunciar qualquer irregularidade junto ao meio ambiente através do Disque Natureza: 0800-852233.