Técnicos da Semace participam de mini-curso sobre coleta e preservação de água e efluentes

16 de setembro de 2008 - 08:26

16/09/2008 – SEMACE/ASCOM

Foi realizado na tarde desta segunda-feira, 15, no auditório Régia Nântua, na sede da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), no município de Fortaleza, um mini-curso sobre “Coleta e preservação de amostras de água e efluentes destinadas a análises laboratoriais”. A ação teve como público alvo técnicos dos diversos setores dessa instituição, inclusive do escritório regional do Cariri. O conteúdo foi disseminado pelas técnicas do Núcleo de Análise e Monitoramento (Nuam) do órgão, Ana Carolina Leite (bióloga) e Wérgila Maria Gomes Cruz (tecnóloga em saneamento ambiental).

O objetivo do mini-curso foi orientar os demais técnicos da Semace envolvidos em inspeções, coletas e preservação de amostras, oferecendo suporte e conhecimento necessário para os procedimentos específicos, medidas de segurança, manuseio dos equipamentos de campo e conhecimento da localização adequada dos pontos de coleta. “Nós queremos repassar o nosso conhecimento para os outros setores”, disse Magda Kokay, gerente do Nuam, na solenidade de abertura.

Ana Carolina Leite, iniciou os trabalhos falando da relevância do momento. Em seguida, a bióloga falou dos cuidados que os técnicos devem ter na hora de coletar, preservar, armazenar e transportar as amostras. “O planejamento correto das atividades de campo é fundamental para o sucesso dos trabalhos”, afirmou Ana Carolina. Além disso, a técnica ainda mostrou os métodos utilizados para coletas rotineiras e em casos de mortandade de peixes em rios, riachos, lagoas, reservatórios, estuários e praias.

Logo após, foi a vez de Wérgila Maria Gomes falar sobre os tipos de sistemas de tratamento de esgotos, onde foram explicadas as partes constituintes dos sistemas de esgotamento sanitário, os níveis de tratamento e os principais tipos, bem como os procedimentos gerais de coleta para Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) de efluentes domésticos e industriais.

Durante o mini-curso, ambas deram dicas para os técnicos sobre o procedimento mais adequado para cada tipo de licenciamento que envolvesse o lançamento de efluentes. Ao final, a secretária geral da Semace, Altamir Mendes, entregou o certificado de participação para o público presente.