Semace presente no Encontro Estadual do Pacto das Águas

3 de setembro de 2008 - 08:17

03/09/2008 – SEMACE/ASCOM

No período de 27 a 29 de agosto, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), representada pelos técnicos, Jeanet Kock e Pedro Henriques Melo, esteve participando, na sede do BNB Passaré, em Fortaleza, do Encontro Estadual do Pacto das Águas. O Pacto das Águas é um fórum que tem como objetivo instrumentalizar o Estado do Ceará, não só na sua esfera pública, como também junto às organizações da sociedade civil, de uma visão estratégica sobre o tema: “Recursos Hídricos”.

O Pacto foi desenvolvido pelo Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, um órgão do Poder Legislativo Cearense criado com a finalidade de dotar a Assembléia Legislativa de um instrumento capaz de fornecer embasamento técnico-científico à eleboração de políticas públicas e ao processo decisório no âmbito do legislativo cearense.

A meta principal do Pacto das Águas é primeiro, compor o Cenário Atual dos Recursos Hídricos do Estado, e segundo, elaborar o Plano Estratégico para os Recursos Hídricos do Ceará. Para que isso aconteça é preciso trocar experiências num processo que irá envolver toda a sociedade.

Como órgão de Meio Ambiente do Estado, a Semace também está dando sua contribuição nesse processo, participando efetivamente na elaboração de sugestões de forma a enriquecer e fortalecer as metas propostas pelo Pacto das Águas. Nesse encontro foi analisado e feitas algumas modificações de um documento elaborado nos últimos três meses. “Cenário Atual dos Recursos Hídricos do Ceará” é um documento preliminar que contém o diagnóstico da situação atual das águas no Estado do Ceará.

Esse trabalho contextualiza o presente momento no que concerne aos eixos temáticos contidos no Pacto das Águas que são: Água e Desenvolvimento; Água Para Beber; Convivência com o Semi-Árido e Gerenciamento Integrado dos Recursos Hídricos. No sentido de aprimorar ainda mais esse documento, algumas instituições, a convite do Conselho e Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, dentre elas a Semace, estarão reunidas numa oficina de trabalho que irá acontecer nos próximos dias 11 e 12 de setembro no CETREX (Centro de Treinamento e Extensão da Ematerce) no município de Caucaia.