Gerentes da Semace participam de curso sobre Unidades de Conservação na Mata Atlântica do Nordeste

3 de setembro de 2008 - 08:16

03/09/2008 – SEMACE/ASCOM

Os gerentes das Unidades de Conservação da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) participaram do Curso de Capacitação em Gestão Participativa de Unidades de Conservação na Mata Atlântica do Nordeste, realizado pela Amane – Associação para Proteção da Mata Atlântica do Nordeste, com o apoio do Ministério do Meio Ambiente.

O curso, com duração de 80 horas/aula, foi dividido em dois módulos, realizados de 21 a 25 de julho, no CEU – Centro Espiritual Uirapuru, em Fortaleza, e 25 a 29 de agosto, na Pousada dos Capuchinhos, em Guaramiranga.

O primeiro módulo falava sobre a Conservação da Biodiversidade e Geotecnologia Aplicada à Conservação; Invasões biológicas; e Planejamento Ambiental e Gestão Participativa. Já o segundo, abordou temas como a Sustentabilidade Sócioambiental e Turismo Sustentável de Base Local; Direito Ambiental; e Ética Ambiental e Resolução de Conflitos.

Além dos gerentes da Semace, estiverem presentes representantes das seguintes instituições: CONPAM – Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente; EMBRAPA Agroindústria Tropical; FURPA – Fundação Rio Parnaíba; Geopark Nacional do Araripe; e prefeituras municipais de Maranguape, Tianguá, Campos Sales, Moraujo e Redenção.

O projeto contou com a parceria da The Nature Conservancy; Instituto de Estudos Socioambientais do Sul da Bahia – IESB; Cepan; Conservação Internacional Brasil; Instituto Amigos da RBMA; Ibama; Universidade Federal de Alagoas; e Universidade Federal de Pernambuco.