Semace intensifica ações na APA do Estuário do Rio Mundaú

2 de setembro de 2008 - 08:15

02/09/2008 – SEMACE/ASCOM

A exemplo do trabalho que já é desenvolvido pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente nas diversas Áreas de Proteção Ambiental existentes no Estado do Ceará, onde há uma preocupação constante em manter os ecossistemas protegidos, na APA do Estuário do Rio Mundaú, localizada no litoral oeste cearense, as ações estão sendo intensificadas com o apoio da comunidade local.

Essa Área de Proteção Ambiental ocupa uma extensão de 1.596,37ha, situada nos municípios de Itapipoca e Trairi. Criada pelo Decreto n° 25.414, de 29 de março de 1999, a APA do Estuário do Rio Mundaú abrange principalmente um ecossistema de manguezal. Diversos projetos estão em execução nessa área, a exemplo do Projeto de Fixação de Dunas no Distrito de Mundaú, de Delimitação, Recuperação e Conservação dos Manguezais do Rio Mundaú e Elaboração do Plano de Manejo.

No primeiro semestre de 2008, além das ações de fiscalização e monitoramento das pousadas, hotéis e outras construções existentes na área, a Semace, por meio da gerência dessa unidade de conservação, vem desenvolvendo um importante trabalho de educação ambiental. São ações que estão repercutindo de forma bastante positiva junto aos moradores e visitantes da APA.

Graças a esse trabalho já é possível perceber uma maior consciência quanto aos cuidados que se deve ter para manter o meio ambiente livre de agressões. Por exemplo, no dia do meio ambiente, 05 de junho, a Semace promoveu uma palestra que teve como público alvo um grupo de jovens escoteiros de Trairi e membros da Associação Desportiva e Cultural do Mundaú e Brigada de Proteção ao Mangue.

Após a palestra foi promovido ainda um trabalho voluntário de limpeza na área de mangue do contorno da APA. Essa consciência quanto a um constante processo de limpeza do ecossistema local tem contado também com a importante parceria de empresários no setor hoteleiro.

Empreendimentos como a Pousada das Marés e a Pousada Cabôco Sonhadô realizam a cada quinze dias uma varredura em cerca de 5 quilômetros do Rio Mundaú promovendo o recolhimento de lixo. Além disso, durante passeios realizados com turistas ao longo do rio, guias devidamente treinados pelas duas pousadas repassam informações sobre o que representa a área para o ecossistema local e como mantê-la limpa.

Ainda no setor de educação ambiental, a Semace vem estimulando a iniciativa de jovens locais que estão viabilizando o funcionamento de uma borracharia e fábrica de artefatos de pneus. A idéia é confeccionar produtos, como tambores para acondicionamento de lixo, que serão entregues aos moradores de residências que ficam no interior da área de manguezal.

O objetivo é dar um destino correto aos resíduos sólidos produzidos por essas moradias. A gerência da APA do Estuário do Rio Mundaú também vem realizando ações na Praia de Flexeiras combatendo a poluição visual e viabilizando um projeto paisagístico com plantio de árvores nativas. Esse projeto atende a uma solicitação de diversos moradores da própria praia de Flexeiras.