Operação Fumaça Negra intensifica ações no Estado

1 de setembro de 2008 - 08:12

01/09/2008 – SEMACE/ASCOM

É visando diminuir a emissão de gases poluentes na atmosfera provenientes dos veículos do ciclo diesel como ônibus, microônibus, topics, caminhões e 4×4, que a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), através do Núcleo de Análise e Monitoramento (Nuam), vem realizando blitze da Operação Fumaça Negra na capital e no interior do Estado do Ceará.

Durante o mês de agosto, doze blitze foram realizadas nos municípios de Fortaleza, Aracati, Morada Nova, Limoeiro do Norte, Senador Pompeu, Milagres e Iguatu. No total, 250 veículos foram vistoriados pelas equipes da Semace. Apenas nove apresentaram índices de fumaça acima dos padrões estabelecidos no Decreto Estadual nº 20.764, de 08 de junho de 1990.

A multa para o veículo que for pegue emitindo fumaça, com densidade colorimétrica acima de 40% da escala de Ringelmann, varia de R$ 970,30 a R$ 3.881,25. De acordo com a Portaria nº 136/2007 da Semace, os veículos autuados terão direito a redução de 50% do valor aplicado, desde que os mesmos sejam apresentados na sede da Semace devidamente regulados no prazo de 15 dias para uma nova vistoria.

Reduzir a emissão de gases poluentes por carros no Ceará tem sido uma das preocupações constantes do Governo do Estado. A poluição ocasionada pelo excesso de fumaça emitida pelos veículos pode acarretar doenças respiratórias na população, bem como provocar alterações climáticas, no caso do aumento da temperatura na terra.