Desmatamento ilegal é embargado em Caucaia

29 de agosto de 2008 - 17:28

29/08/2008 – SEMACE/ASCOM

Em mais uma fiscalização da Operação Cupim, que visa coibir o desmatamento e o transporte irregular de matéria prima de origem florestal, um desmatamento clandestino, abrangendo uma área de aproximadamente oito hectares, equivalente a oito campos de futebol, na localidade de Sítios Novos, zona rural do município de Caucaia, foi embargado pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Coordenadoria Florestal (Coflo) e do Núcleo de Cadastro e Extensão Florestal (Nucef), na última terça-feira, 26.

A referida prática resultou no corte de 75 metros de lenha, que iriam ser comercializados com as cerâmicas existentes nas proximidades e utilizados na produção de carvão vegetal, em pequena escala..

Foram encontrados diversos tipos de espécies, dentre elas: Caesalpinia Pyramidalis (Catingueira); Mimosa Caesalpiniaefolia (Jurema Preta); Croton Hemiargyreus (Marmeleiro); e Mimosa Caesalpinifolia (Sabiá). Não foi constatado o corte de árvores ameaçadas de extinção, conforme citado na Portaria 37-N/92 (IBAMA).

Na ocasião, foi lavrado o Auto de Constatação nº 2.248/2008-COFLO/NUCEF, embargando a atividade. Com base neste documento, foi aberto processo administrativo na Semace para que fossem adotadas as medidas judiciais cabíveis à infração cometida.