Reunião discute a criação dos Fóruns Estaduais de Produção e Consumo Sustentável

14 de agosto de 2008 - 17:23

14/08/2008 – SEMACE/ASCOM

Representando o Departamento de Economia e Meio Ambiente (Dema), do Ministério do Meio Ambiente (MMA), José Alfredo Araújo esteve na tarde desta quarta-feira, 13, no auditório Régia Nântua, na sede da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), em Fortaleza, para apresentar o projeto de criação dos Fóruns Estaduais de Produção e Consumo Sustentável no Ceará, Paraíba e Sergipe.

Segundo José Alfredo, o Dema pretende promover articulações entre as Secretarias Estaduais de Meio Ambiente, no caso do Ceará o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) e a Semace, com entidades públicas, privadas e do terceiro setor visando a sensibilização, organização e institucionalização dos fóruns.

O objetivo do Fórum Estadual é difundir tecnologias de produção e consumo sustentável, facilitar o acesso e a troca de informações sobre o tema, incentivar o diálogo e a cooperação entre as partes interessadas, fomentar uma produção mais limpa, fortalecer uma articulação nacional entre os fóruns estaduais, dentre outras ações.

No país, nove Estados já criaram o seu Fórum. São eles: Amazonas, Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.