Fórum Ambiental fala sobre balneabilidade

11 de agosto de 2008 - 17:23

11/08/2008 – SEMACE/ASCOM

Foi realizado na manhã dessa segunda-feira, 11, no auditório Régia Nântua, na sede da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), mais um Fórum Ambiental, que teve como temática a Balneabilidade das Praias do Estado do Ceará. A palestra foi ministrada pela bióloga do Núcleo de Análise e Monitoramento (Nuam), do órgão, Ana Carolina Leite.

O monitoramento, que atende a resolução Conama nº 274/2000, é feito em 64 pontos, distribuídos em 573 km de costa, abrangendo 20 municípios do litoral cearense. O objetivo é verificar a qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário, na qual o cidadão tem ralação direta e prolongada com a mesma, onde a possibilidade de ingerir quantidades apreciáveis é elevada.

A bióloga informou que uma praia é denominada imprópria quando há um crescimento da quantidade de algas, apresenta óleo e resíduos sólidos dispostos irregularmente na área de praia ou animais em seu entorno, além, é claro, se o número de coliformes termotolerantes estiver acima de 2.500NMP/100ml de amostra.

Segundo Ana Carolina, as análises são feitas de seguinte maneira: amostras são coletadas em frascos esterilizados de 250ml, na isóbata de 01 (um) metro; são conservadas em caixas térmicas com gelo; transportadas ao laboratório da Semace; submetidas a análises; e após 24 horas é realizada a leitura dos resultados.

A escolha dos pontos monitorados obedece alguns critérios, como a maior concentração de banhistas e pescadores, número de fontes poluidoras e crescimento urbano.