Resíduos Sólidos é tema de mais um Fórum Ambiental

4 de agosto de 2008 - 17:21

04/08/2008 – SEMACE/ASCOM

Dando prosseguimento a mais um Fórum Ambiental, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam), realizou na manhã dessa segunda-feira, 4, em sua sede, uma palestra sobre “Resíduos Sólidos”. Os palestrantes foram o titular do órgão, Herbert de Vasconcelos Rocha, e a técnica e Doutora em Engenharia Ambiental, Jeanete Koch.

Na ocasião, Herbert Rocha relatou uma visita feita em 2001, ao aterro sanitário da cidade de Paderborn, na Alemanha, com o intuito de pesquisar alternativas de produção de energia a partir do lixo. Segundo o superintendente, o local possui um túnel de concreto para a coleta do chorume – líquido escuro gerado pela degradação dos resíduos – onde o mesmo é transformado em metano, que vira biogás.

Outro ponto que chamou a atenção de Herbert Rocha foi o fato da grande maioria da população cuidar da destinação correta de seus resíduos. “Cada cidadão leva seu lixo separado ao aterro sanitário e coloca-o nos contêineres indicados. Caso não façam isso, são obrigados a pagar uma taxa para que seja feita a coleta ”, disse.

Jeanete Koch falou um pouco mais sobre o biogás, especialmente sobre a planta de tratamento de lixo em Niederlehme, na Alemanha, onde são tratados os resíduos de aproximadamente 460.000 habitantes.

De acordo com a técnica da Semace, os resíduos são recebidos em duas áreas, em função da composição e consistência. O processo tem início na trituração, passando pela secagem e decomposição, que pode durar até sete dias, a uma temperatura média de 50 a 60 graus centígrados.

Segundo Jeanete Koch, a umidade contida nos resíduos passa para o escoamento de ar que ventila continuamente a pilha de baixo para cima. A umidade do ar é então condensada em permutadores de calor por meio de arrefecimento. Após isso, são descarregados a partir de túneis e rastreados por diferentes tamanhos e formas de grãos secos mecanicamente ordenados por peneiramento e gravimétrica. A queima desses grãos é que produz o biogás.

Conforme informou a engenheira ambiental, um metro cúbico de biogás equivale a 0,613 litro de gasolina, 1,536 quilo de lenha ou 1,428 kW de eletricidade. Para produzir essa quantidade são necessários 25 Kg de esterco fresco de vaca, 25 Kg de plantas ou casca de cereais ou 20 Kg de lixo.

As vantagens dessa alternativa estão na alta eficiência, aproveitamento e estabilidade, além do fácil controle do processo, baixa emissão de odores e diminuição dos resíduos.