Fórum Ambiental fala sobre óleos lubrificantes

28 de julho de 2008 - 08:12

28/07/2008 – SEMACE/ASCOM

Em mais um Fórum Ambiental, realizado na manhã desta segunda-feira, 28, no auditório Régia Nântua, na sede da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), o técnico José Wiliams de Sousa, do Núcleo de Análise e Monitoramento (Nuam), deste órgão, ministrou uma palestra sobre a destinação correta de óleos lubrificantes usados e contaminados.

José Wiliams repassou aos servidores da Semace e membros da Companhia de Polícia Militar Ambiental (CPMA) tudo o que havia sido discutido em uma reunião, na cidade de Natal, no período de 9 a 11 de julho, sobre a Resolução Conama 362-05, que fala a respeito do recolhimento e coleta de óleos lubrificantes usados e contaminados.

O técnico do Nuam falou da importância de uma destinação correta do material recolhido para o refino, pois se despejado de maneira irregular, pode ocasionar diversos problemas ambientais e de saúde em homens e animais. “Apenas um litro de óleo derramado na água é responsável pela contaminação de um milhão de litros de água” disse.

Outro ponto bastante discutido na palestra foi a questão do licenciamento para estabelecimentos que trabalham com esse tipo de material. Segundo José Wiliams, a licença ambiental tem que possuir condicionantes mais restritivas, e no caso do transporte, uma autorização especial.

Além disso, foi exposta a necessidade de um trabalho de educação ambiental, sendo sugerido que a Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam), da Semace, inclua em seu Curso de Agentes Multiplicadores em Educação Ambiental o assunto.

A Semace vem realizando todas as segundas-feiras o Fórum Ambiental, que conta com a participação de seus servidores e parceiros. Na ocasião, são debatidos temas de extrema relevância para o meio ambiente.